Esalq, cursos estrelados

Editoria:

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu nesta segunda-feira, 25 de outubro, comunicação do Guia da Faculdade, sinalizando as estrelas que cada um de seus sete cursos superiores avaliados recebeu no ano de 2021. Resultado de uma parceria entre o Quero Bolsa e o jornal O Estado de São Paulo, o Guia da Faculdade Quero | Estadão analisou cerca de 16 mil cursos superiores em todo o Brasil.

A Esalq conquistou 5 estrelas (nota máxima) em todos os cursos: de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

A partir de abril deste ano, o coordenador de cada curso avaliado recebeu um questionário no qual pôde apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: Corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos) | Projeto didático-pedagógico (características da proposta de ensino do curso) | Infraestrutura (características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos).

Para a estimativa, o Guia da Faculdade adota uma metodologia conhecida como ‘avaliação por pares’ a fim de analisar a qualidade desses milhares de cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de inúmeros professores que atuam no ensino superior. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso.

Atualmente, a Esalq oferece 430 vagas anuais em seus sete cursos de graduação. Para ingressar em um dos cursos oferecidos na Universidade de São Paulo (USP), universidade pública e de ensino gratuito, é preciso realizar vestibular pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). A Esalq também oferece vagas integradas ao SiSU (Sistema de Seleção Unificado).

Saiba mais sobre os cursos de graduação da Esalq

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 25.10.2021