Manual de boas práticas na produção de suínos
Capítulo 3
32
Efeito da padronização nas melhorias de uma empresa
Quando os dados da granja se comportam com esse formato de serrote, existem gran-
des possibilidades de que o processo esteja ocorrendo livremente, sem depender das ações
tomadas. Essa instabilidade é perigosa e negativa sob os pontos de vista técnico e econômi-
co, pois impacta diretamente sobre a produtividade e o fluxo de caixa.
Incorporando essa filosofia muito bem adotada pelas indústrias, faz-se importante e
necessária a colocação das ferramentas de gestão na suinocultura. Para um bom andamen-
to do programa de gestão, é necessário transformar a linguagem burocrática do programa
original utilizado em uma metodologia simples, fácil e de assimilação natural por todos os co-
laboradores. Quando se entende o mecanismo e a sua estrutura, a execução se torna muito
mais saudável no dia-a-dia da empresa, transformando pessoas, antes desacreditadas, em
cidadãos com emoções, inteligência, criatividade e capacidade de mudar o que está ao seu
redor.
Nesse aspecto, pode-se andar para o próximo degrau: Qualidade Total. Seguindo-se es-
ses mandamentos é possível gerenciar nosso processo produtivo, garantindo a execução dos
processos de cada setor. A plenitude da Qualidade Total coloca a suinocultura em um nível
gerencial superior, pois com, muito mais facilidade, identificam-se as falhas que ocorrem,
conseguindo reduzir os desperdícios, prejuízos e insatisfação dos clientes.
É preciso treinar sempre, educando o ser humano, sabendo o que é necessário ter em
mãos para a produção, diminuindo os riscos de acidentes de trabalho. Organizar e limpar
para dar agilidade nas atitudes, assegurando a saúde e bem-estar dos colaboradores. Com
autodisciplina pode-se respeitar as pessoas, os animais, reduzindo as perdas, as rotativida-
des de mão-de-obra e os desvios nos índices zootécnicos, gerando, assim, economias que
podem e devem ser revertidas em melhorias internas e programas de participação nos lucros
das empresas.
MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL
1. Satisfação total do cliente
6. Delegar funções
2. Gerência participativa
7. Garantia da qualidade
3. Constância de propósitos
8. Redução de erros
4. Melhoria contínua
9. Gerencia dos processos
5. Desenvolvimento do RH
10. Transmitir informações