Apoio Acadêmico

 

Sistema de Submissão de Teses - SST

Submissão digital da dissertação ou tese, permitindo visibilidade do andamento das correções para o orientador e autor, além de agilidade na inclusão do documento final na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (BDTD) e, consequentemente, no Banco DEDALUS.

Destinado aAlunos de Pós-graduação da ESALQ/USP.


Acesse o SST e acompanhe o processo de submissão da dissertação/tese:

 

 

 

Informações:
E-mail: referencia.esalq@usp.br
Telefone: (19) 3429-4382 ramais 214, 220

 

Formatação de Dissertação/Tese

Documento elaborado para facilitar a elaboração de Teses e Dissertações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação da ESALQ/USP, de acordo com as normas aprovadas em 2014.

 

Informações:
E-mail: referencia.esalq@usp.br
Telefone: (19) 3429-4382 ramais 214, 220

 

Orientação/Depósito - Dissertação/Tese

Orientação para escrita de Dissertações e Teses aprovada pela CPG em 2015.

 

Informações:
E-mail: referencia.esalq@usp.br
Telefone: (19) 3429-4382 ramais 214, 220

 

Submissão de Teses de Livre-docência

Disponibilização das teses de livre-docência na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD, permitindo maior visibilidade e acesso a seus conteúdos.

Destinado a: Docentes que tenham defendido teses na ESALQ/USP.


Como submeter:

  • Entrar no site: http://pandora.cisc.usp.br/livredocencia/
  • Preencher os formulários de autorização e de dados da tese;
  • Enviar arquivo em PDF da tese, os formulários preenchidos e a concordância para elaboração da ficha catalográfica para o e-mail abaixo.

 


Informações: 
E-mail: fichacat.esalq@usp.br 
Telefone: (19) 3429-4240 ramais 211, 212, 218

 

Submissão de Trabalhos Acadêmicos

Disponibilização dos trabalhos acadêmicos na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos-  BDTA permitindo visibilidade e acesso a seus conteúdos.

Destinado a: Alunos de Graduação (ESALQ/USP) e de Cursos de Especialização (MBA/PECEGE/ESALQ)

Como submeter

  • Seguir para recomendação dos trabalhos as diretrizes da RESOLUÇÃO CoCEx-CoG Nº 7497, DE 09 DE ABRIL DE 2018.
  • Enviar arquivo em PDF do trabalho aprovado;
  • Enviar cópia em PDF do Formulário de Avaliação devidamente assinado e validado pela   banca e homologado pela Comissão de Graduação da ESALQ, , disponível em, Serviço de Graduação , para cada curso, ou documento análogo contendo os campos obrigatórios para submissão:

 

  • Autor, nº USP, e-mail (com indicação da divulgação: sim/não)
  • Orientador (nome completo) e nº USP
  • Data de apresentação ou defesa
  • Banca (nome (s) completo (s) e nº USP
  • Título
  • Palavras-chave
  • Resumo

 

Informações:
E-mail: fichacat.esalq@usp.br

Telefone: (19) 3429-4240 ramais 211, 212, 218

 

Solicitação de ISBN

International Standard Book Number, mais conhecido pela sua sigla ISBN, é o Número Padrão Internacional de Livro que é um sistema identificador único para livros e publicações não periódicas editadas no Brasil. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, representada no Brasil pela Fundação Biblioteca Nacional que tem a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.

Documentos necessários:

  • Formulário de solicitação devidamente preenchido;
  • Folha de rosto;
  • Ficha catalográfica;
  • Comprovante de depósito bancário.

Prazo para solicitação:

  • Cadastramento de editor: até 05 (cinco) dias úteis após o recebimento pela Agência do ISBN;
  • Solicitação do número do ISBN: até 03 (três) dias úteis após o recebimento pela Agência do ISBN.

Custo do serviçoTabela de preços da Biblioteca Nacional.

 

Informações:
E-mail: referencia.esalq@usp.br
Telefone: (19) 3429-4382 ramais 214, 220

 

Solicitação de ISSN

Formulário para Solicitação do Código ISSN

Procedimento de Solicitação do código ISSN (International Standard Serial Number), Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas

O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número, embora não obrigatório, torna-se único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.

Por ser um código único, o ISSN identifica o título de uma publicação seriada (em geral um periódico ou evento) durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da publicação), seja qual for o idioma ou suporte utilizado (impresso, online, CD-ROM e demais mídias). O ISSN é composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen e precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN. Exemplo: ISSN 1018-4783. A partir do momento em que o ISSN foi atribuído para uma publicação seriada, ele deve aparecer em cada exemplar.

Na Universidade de São Paulo, apenas o Departamento Técnico do SIBiUSP pode atribuir ISSN às publicações seriadas editadas por Unidades, Institutos, Departamentos, Centros e Museus da USP.

Orientações gerais

Para todos os tipos de suporte da publicação, além do envio dos documentos, o Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) observará:

  1. Se o título aparece escrito de forma idêntica em todos os locais da publicação (ex.: capa, folha de rosto, expediente, editorial ou apresentação etc);
  2. Se a publicação apresenta designação numérica e/ou cronológica (ano, volume, fascículo), na capa do periódico, independente de possuir a menção de periodicidade; OBS. O termo edição não deverá ser usado na área de designação numérica para publicações periódicas (Fonte: ABNT NBR 6021:2015. 5.7.2.3).
  3. Se a instituição responsável (autor corporativo) apresenta o logradouro completo no expediente, editorial ou na folha de rosto da publicação;
  4. Se for solicitar dois ISSN para o mesmo titulo em suportes diferentes (físico e eletrônico), cada solicitação deverá vir acompanhada de seu próprio formulário e documentos.
  5. Para comprovação de periodicidade, no caso dos Anais de eventos, o ISSN somente poderá ser solicitado a partir do segundo número publicado, tendo o mesmo título e o mesmo suporte. O código ISSN será retroagido ao primeiro número;
  6. Para comprovação de periodicidade, no caso de publicações de divulgação, o ISSN somente poderá ser solicitado a partir do segundo número publicado. O código ISSN será retroagido ao primeiro número.

 

Observações:

  • Caso a publicação seja encerrada, o CBISSN deverá ser informado em que volume, número e ano a mesma deixou de ser publicada;
  • O procedimento para a solicitação de ISSN para Anais de evento é o mesmo quando para periódicos;
  • O código ISSN é único para todas as edições se não houver modificação no título ou no suporte da publicação (Impresso, CD-Rom, Online);
  • O Centro Brasileiro do ISSN não faz análise prévia de documentos enviados pelo e-mail.
  • Qualquer mudança na URL da publicação o Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) deverá ser informado por e-mail (cbissn@ibict.br).
  • Na publicação online, a página principal deverá conter links para:

 

  1. Apresentação
  2. Expediente
  3. Normas para publicação
  4. Endereço de contato
  5. Edição atual
  6. Edições anteriores

 

Observações adicionais:

  • O ISSN somente será atribuído às publicações online que já estejam disponíveis na internet (1º volume/número completo);
  • A URL deverá remeter à página da publicação eletrônica ou do evento, contendo todas as informações necessárias para atribuição do código ISSN;
  • A URL deverá ser única e específica para todas as edições da publicação e não poderá ter designação numérica de edição;
  • No caso de mudança da URL da publicação online, o CBISSN deverá ser informado;
  • O ISSN não poderá ser atribuído para publicações cujo todo o conteúdo seja disponibilizado em pdf.
 
Informações:
E-mail: referencia.esalq@usp.br
Telefone: (19) 3429-4382 ramais 214, 220