83
Planejamento
Tanto a EIA (Estudo de Impacto Ambiental) quanto a
SEA (Strategic Environmental Assessment) tipicamente
incluem impactos ambientais, bem como o uso de recur-
sos naturais. Às vezes, é sugerida a inclusão de aspectos
econômicos e sociais, bem como uma avaliação mais am-
pla de sustentabilidade.
[10]
Pensamento & Avaliação de Ciclo de Vida
Durante sua vida útil, os produtos (bens e serviços) po-
dem contribuir para vários impactos ambientais. O Pen-
samento do Ciclo de Vida considera a gama de impactos
em toda a vida de um produto. A Avaliação do Ciclo de
Vida quantifica isso avaliando as emissões, os recursos
consumidos e as pressões sobre a saúde e o ambiente
que possam ser atribuídas a um produto. Ela leva todo o
ciclo de vida em conta - a partir da extração de recursos
naturais, passando pelo processamento de materiais, fa-
bricação, distribuição e utilização, e, finalmente, a reuti-
lização, reciclagem, recuperação energética e eliminação
dos resíduos restantes (ver Figura 39).
[11]
O objetivo fundamental do Pensamento do Ciclo de
Vida é reduzir os impactos ambientais globais. Isso pode
envolver trocas entre impactos em diferentes estágios
do ciclo de vida. No entanto, cuidado deve ser tomado
para evitar a transferência de problemas de uma fase
para outra.
Reduzir o impacto ambiental de um produto na fase de
produção pode levar a ummaior impacto ambiental mais
abaixo na linha. Um benefício aparente de uma opção de
gestão de resíduos pode, portanto, ser anulado se não
for completamente avaliado.
A gestão de resíduos é uma área onde as condições
locais, muitas vezes influenciam a escolha das opções
políticas. Pensamento do Ciclo de Vida e Avaliação do Ci-
clo de Vida podem ser usados para ponderar os possíveis
benefícios ambientais e os inconvenientes ligados às op-
ções de política em uma situação específica.
Figura 39:
O Pensamento do ciclo de vida
[11]
Matérias Primas
Transporte
Transporte
Transporte
Armazenamento
no varejo
Produção
Uso
Recuperação/
Reciclagem
Energia
Materiais
Eutrofização
Mudanças climáticas
Uso do Solo
Pressão tóxica
Box 58:
Pensamento do Ciclo de vida - o exemplo de Co-
penhague
[12]
Seguindo as exigências legais em matéria de coleta de
resíduos, a cidade de Copenhague precisou procurar no-
vas opções para o gerenciamento de resíduos de embala-
gens de bebidas, em especial metais e plásticos.
Para ajudar na tomada de decisões, uma Avaliação de
Ciclo de Vida foi realizada para complementar uma avalia-
ção econômica.
O objetivo era ver se a estratégia existente de coleta e
tratamento poderia ser substituída por uma mais eficien-
te, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico.
A avaliação ambiental levou em conta os impactos, tais
como as emissões de gases com efeito de estufa e a aci-
dificação, medidos em toneladas de equivalentes a CO2 e
SO2, respectivamente.
Quatro cenários alternativos foram estudados e compa-
rados com a atual estratégia, que envolveu a coleta de ou-
tros tipos de resíduos domésticos, seguida de incineração:
1.
Coleta, para reciclagem, nos pontos existentes de en-
trega de garrafas de vidro
2.
Coleta de rua para a reciclagem
3.
Coleta centralizada em centros de reciclagem
4.
Separar a coleta em contentores junto aos pontos de
entrega de garrafas de vidro já existentes
A avaliação concluiu que a coleta de rua (alternativa 2) é
preferível do ponto de vista puramente ambiental (230 to-
neladas de CO2 equivalente , e 0,6 toneladas de SO2 eco-
nomizadas) com a coleta em bancos de garrafas de vidro
já existentes (Alternativa 1) em segundo lugar, economi-
zando 110 toneladas de CO2equivalente e 0,4 toneladas
de SO2.
No entanto, uma avaliação combinada ambiental e eco-
nômica mostrou que a coleta de plástico e metal em pon-
tos de entrega de garrafas de vidro (Alternativa 1) provou
ser a melhor opção. Isso se tornou a nova estratégia de
gestão para metal usado e embalagens plásticas de bebi-
das em Copenhague.
Este exemplo demonstra que as abordagens de ciclo de
vida podem ser aplicadas a uma situação bem definida de
uma cidade, e ilustra como a Avaliação de ciclo de vida
As perguntas típicas que podem surgir em ambientes
locais ou regionais incluem:
• É melhor reciclar o lixo ou recuperar energia a partir
dele?
• Quais são os prós e contras de fluxos de resíduos par-
ticulares?
• É melhor substituir aparelhos por novos modelos
mais eficientes em termos energéticos ou continuar
usando os antigos e evitar a geração de resíduos?
• São as emissões de gases com efeito de estufa cria-
das quando a coleta de resíduos é justificada pelos bene-
fícios esperados?
O Box 58 fornece um exemplo prático de como o Pen-
samento do Ciclo de Vida foi aplicado para responder es-
ses tipos de perguntas.