tipos de ferramentas, para tornar mais fácil este proces-
so. As ferramentas de monitoramento mais simples e co-
muns, que ainda são amplamente usados em países de
baixa renda, são:
• Observações visuais;
• Feedback geral da força de trabalho; e / ou
• Reclamações de Clientes.
[19]
Apesar do imediatismo das ferramentas acima mencio-
nadas, tais observações podem levar a resultados impre-
cisos e não quantificáveis que não ajudam os gestores a
tomar decisões de planejamento, de modo a melhorar o
desempenho do sistema. Além disso, eles podem forne-
cer informações superficiais sobre um sistema de GIRS
aplicado, e poder falhar em identificar outras razões para
o seu baixo desempenho, o que poderia ter aparecido
através de uma análise mais detalhada e formal.
[19]
Em muitas ocasiões, e especialmente nos países de
baixa renda, a falta de fundos é identificada como a prin-
cipal causa para o baixo desempenho dos componentes
do sistema GIRS em um município. No entanto, uma
análise detalhada de, p.ex., um serviço de coleta pode
revelar que o desempenho poderia ser muito melhorado
através da melhoria das rotas, pessoal, ou uma gestão
mais eficaz, nenhum dos quais realmente exige qualquer
aumento substancial na gestão.
O estabelecimento de indicadores de desempenho
(IDs) viabiliza o conhecimento mais profundo da evolu-
ção e do comportamento de um sistema.
Indicadores de Desempenho
Indicadores de Desempenho são definidos como os pa-
râmetros utilizados para proporcionar um quadro geral
significativo, conciso do desempenho de projeto / pro-
grama da organização.
[8]
O desempenho essencial respondendo a um sistema
de gestão de resíduos deve oferecer respostas a duas
questões críticas:
1.
Quão eficaz é o sistema GIRS aplicado, fornecendo a
medida da satisfação da necessidade de um serviço atra-
vés do sistema implantado e onde estão os requisitos
91
Planejamento
Cabe às autoridades desenvolver e manter Indicadores
de Desempenho durante o processo de planejamento. Os
IDs ajudarão os responsáveis pelo Plano a acompanhar e
analisar a sua evolução em um período. Sugere-se que
os IDs sejam desenvolvidos no processo de Planejamen-
to, em consulta com as partes interessadas. No entanto,
em nível administrativo mais baixo (p.ex.,municípios),
sugere-se (sempre que possível) que o processo coletivo
para a extração dos IDs envolva, além das autoridades e
as partes interessadas mais importantes, também uma
grande parte dos cidadãos.
[8,16]
para melhora.
2.
Quão eficiente é o serviço prestado, ou seja, se os
recursos disponíveis são utilizados da melhor maneira
possível, e se sua utilização pode ser melhorada.
Eficácia e eficiência estão intimamente relacionados.
Aumentos de eficiência levam na maioria dos cenários
a aumentos da eficácia, desde que os recursos não se-
jam cortados simultaneamente.
[19]
O Box 68 define as características que os IDs deveriam ter.
Indicadores de desempenho para sistemas de GIRS
Cada PGIRS representa um número de ações a serem
implementadas dentro de um prazo. Um passo muito
importante para alcançar os resultados é as autoridades
públicas decretarem um processo de monitoramento
adequado. Isto pode ser conseguido através do estabe-
lecimento do conjunto necessário de Indicadores de De-
sempenho exigidos, que definem o Plano e seus elemen-
tos sob controle e revisão.
[8]
Por esta razão, ao criar um Plano de IDs para um deter-
minado sistema de gestão de resíduos, as autoridades
devem:
• Vincular um ID a cada função do sistema de entrega
que tenha a ver com um resultado que afeta os cidadãos;
• Incluir um ID Financeiro, que garanta que a entrega
daquele serviço seja feita de uma forma financeiramente
eficiente;
• Identificar os dados que precisam estar disponíveis
para quantificar o ID; e
Configurar uma forma de suporte aos dados que serão
publicados.
Box 68:
Características dos Indicadores de Desempe-
nho
[8]
Para serem práticos, úteis e benéficos para o monitora-
mento de um sistema GRS, Indicadores de desempenho
devem ser:
• Quantificáveis -
Deve-se evitar criar um ID para o qual
os dados não possam ser realisticamente reunidos ou cor-
roborados.
• Acionáveis -
As autoridades devem poder influenciar o
resultado de um ID através de medidas concretas que elas
possam tomar. Um ID de muito “alto nível” não se presta
bem a uma estratégia. Porque “satisfação do cidadão”, por
exemplo, é um ID de nível muito elevado, que é influen-
ciado por uma série de fatores. Não será possível criar um
conjunto de estratégias que possam afetar este ID, a me-
nos que a natureza exata de “insatisfação” esteja clara.
• Orientado para Resultado -
Um ID deve representar
um resultado, e não uma estratégia para alcançar o resul-
tado. O Município deve ser livre para pesar as opções e
procurar qualquer estratégia para alcançar um melhor de-
sempenho e, assim, melhorar cada ID.
• Sintoma vs Indicador -
Muitas vezes, o comportamen-
to dos cidadãos é um resultado da natureza do serviço
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