Manual Brasileiro de Boas Práticas Agropecuárias na Produção - page 12

Manual de boas práticas na produção de suínos
Capítulo 1
10
O acesso ao mercado russo, a partir de 2001, conferiu um novo impulso às vendas exter-
nas de carne suína, alcançando o recorde de 625 mil toneladas exportadas em 2005. Naquele
ano, a Rússia absorveu 64% da exportação brasileira, sendo que a não abertura de novos mer-
cados, desde então, contribuiu para limitar o crescimento no cenário internacional. Em 2010,
apesar de a Rússia ainda ter sido o principal comprador da carne suína brasileira, com 46% de
participação, outros países aumentaram sua importância como destino para as exportações,
com destaque para Hong
Kong e Ucrânia, como se
verifica no gráfico abaixo.
Nos últimos anos, o
Brasil exportou uma mé-
dia de 550 mil toneladas
de carne suína, o que cor-
responde a aproximada-
mente 16% da produção
nacional. O maior entrave
ao aumento das expor-
tações continua sendo a
questão sanitária, princi-
palmente pelo fato de o
Brasil não ser livre de fe-
bre aftosa sem vacinação.
Ultimamente,
os
avanços sanitários permi-
tiram, porém, a conquista
do status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação pelo estado de Santa Catarina,
maior produtor do Brasil. Essa condição possibilitará o acesso brasileiro aos mercados mais
exigentes, como Japão, Coréia do Sul, União Europeia e Estados Unidos. A China é outro grande
mercadoque poderá influenciar de forma significativa a produção de carne suína.
Gráfico 3: Principais destinos da carne suína brasileira exportada (ABIPECS).
44,%
18,%
08,%
06,%
06,%
05,%
02,%
11,%
Rússia
Hong Kong
Ucrânia
Argentina
Angola
Cingapura
Uruguai
Outros
Gráfico 2: Fonte: CNA, 2011.
700
600
500
400
300
200
100
0
1.600
1.400
1.200
1.000
800
600
400
200
0
1999 1999 1999 1999 1999 1999 1999 1999 1999 1999 1999 1999
44,%
18,%
08,%
06,%
06,%
05,%
02,%
11,%
Rússia
Hong Kong
Ucrânia
Argentina
Angola
Cingapura
Uruguai
Outros
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