Manual Brasileiro de Boas Práticas Agropecuárias na Produção - page 14

Manual de boas práticas na produção de suínos
Capítulo 1
12
A partir de 2005, preocupada com as dificuldades de avanço no mercado internacional, a
Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) iniciou um programa intensivo de estímulo
ao consumo no mercado doméstico.
Naquele momento, um dos principais fatores que dificultavam o aumento das vendas pelo
varejo brasileiro estava associado à forma de comercialização da carne suína. As poucas opções
de cortes, os grandes formatos – como o tradicional pernil suíno – e a sempre associação com
gordura, seja nos cortes de bacon ou nos preparados para afeijoada, representavam caracterís-
ticas limitadoras do aumento nas vendas. A ABCS lançou, então, a campanha “Um Novo Olhar
Sobre a Carne Suína” com o propósito de preparar a carne para uma melhor exposição no varejo.
Os resultados promissores da campanha em diversos supermercados pelo Brasil, conju-
gados aos exemplos internacionais de países que trabalharam com estratégias para o aumento
do consumo de carne suína, como, por exemplo, a campanha vitoriosa
The Other White Meat
(“A
Outra Carne Branca”), realizada durante vários anos nos Estados Unidos, influenciaram na forma-
tação de uma iniciativa brasileira voltada ao estímulo a esse setor.
Desse modo, em 2009, a ABCS lançou um programa de estímulo ao consumo de carne
suína no mercado doméstico: o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), em
parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Confede-
ração de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Presente em nove estados brasileiros, com orça-
mento total de 11 milhões de reais, o programa desenvolve ações na área de produção, indústria
e comercialização ao longo de toda cadeia produtiva e prepara, ainda, a carne suína para disputar
um espaço maior na preferência dos consumidores.
Os primeiros resultados desse esforço da cadeia produtiva de suínos no Brasil já se mos-
tram visíveis com o aumento do consumo
per capita
de carne suína. Após diversos anos estagna-
do ao redor dos 13,0 kg
per capita
/ano, o consumo nacional começou a aumentar, chegando, no
ano de 2010, a 14,5 kg
per capita
/ano, como informa o gráfico a seguir.
Fonte: ABCS, 2011, com informações da ABIPECS e CONAB.
Gráfico 6: Evolução do consumo per capita brasileiro de carne suína (kg/hab./ano)
12  
12,5  
13  
13,5  
14  
14,5  
2006  
2007  
2008  
2009  
2010  
13,28  
13,01  
13,44  
13,8  
14,5
1...,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13 15,16,17,18,19,20,21,22,23,24,...143
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