Cadeia produtiva de suínos no Brasil
Capítulo 1
11
1.4. Consumo de carne suína no Brasil
O comportamento de consumo do Brasil se apresenta de modo diferenciado do mer-
cado europeu, onde a carne suína é a mais adquirida. No mercado brasileiro, a proteína
mais consumida é a de aves, seguida pela bovina, e a carne suína ocupa apenas o terceiro
lugar (gráfico 3).
Apesar de toda qualidade da carne suína brasileira obtida por meio do avanço tecnológico
do setor, ainda há sérias restrições por parte da população em relação ao consumo dessa pro-
teína. A desinformação dos consumidores brasileiros aliada à imagem do antigo “porco-banha”,
criado com restos de comida, constituem os principais fatores do baixo consumo
per capita
de
carne suína no Brasil em comparação a outros países.
Gráfico 4: Comportamento de consumo de carnes no mundo e no Brasil (USDA, 2010).
0
5
10
15
20
25
30
35
40
45
Suíno
Bovino
Frango
42
27
30,8
15,5
45
39,5
Mundo
Brasil
Gráfico 5: Evolução do Consumo Per Capita Brasileiro de Carne Suína (kg/hab./ano)
0
10
20
30
40
50
60
70
Espanha
Alemanha
Itália
EUA
Vietnã
Japão
Brasil
66
54
45
30
22
18
14,5